Por Ana Paula Garrido 📸 Tess Pleiman
Uma temporada de incêndios sem precedentes já castigou mais de 9 milhões de acres em todo o Canadá este ano, provocando uma gigantesca nuvem de fumaça que avançou para o território americano.
Em pouquíssimos dias, mais de 400 incêndios começaram a devastar florestas e invadir cidades, num fenômeno nunca visto antes e que deixou o continente assustado. O Canadá tem cerca de 9% das florestas do mundo, a maioria dos incêndios está fora de controle e o pico da temporada de incêndios florestais no verão canadense ainda está por vir.
Nos EUA, a fumaça descoloriu o céu, desde o vale de Ohio até o sul das Carolinas. Na semana passada, a cidade de Nova York teve o pior índice de qualidade de ar do mundo, com uma nuvem amarelada de poeira que lembrou a fumaça do terrível 11 de setembro – e também o que experimentamos em parte do Brasil nos dois últimos anos, devido aos incêndios no Pantanal e na Amazônia.
Esses incêndios florestais servem de alerta para o planeta. Esta semana, a poluição causada por eles continua afetando a qualidade do ar na maioria das províncias canadenses e nos EUA. Milhares de turistas em NYC tiveram suas programações de viagem impactadas.
No mundo, devemos nos preparar para eventos naturais ainda piores, como inundações, precipitação de neve, derretimento de geleiras… Será esse o novo normal? Você já teve alguma experiência incomum por conta das mudanças climáticas? Conta pra gente!