Texto e fotos: Marina Vidigal | Ideias na Mala
A cada segundo mais de 1500 garrafas plásticas são jogadas no lixo somente nos Estados Unidos. Para mostrar o tamanho do problema, a organização sem fins lucrativos Tampa Bay Watch Center criou a exibição “One Second Wave” (“onda de um segundo”, em tradução livre), que demonstra de forma gráfica e chocante o impacto do plástico de uso único no meio ambiente – principalmente nos oceanos.
Essa é uma das exibições fixas do Tampa Bay Watch Center, centro de visitantes em St. Petersburg, na Flórida, que trabalha com técnicas de regeneração enquanto monitora o estuário da Baía de Tampa.
Durante a visita, é possível observar uma miniatura do estuário replicando o habitat de diversas espécies encontradas na baía sob a proteção do manguezal avermelhado (red mangrove).
Os estuários são conhecidos como berçários do oceano, pois servem como ponto de reprodução para centenas de espécies marinhas. Ricas em biodiversidade, essas áreas estão ameaçadas pelo desenvolvimento urbano e pelo aquecimento global.
Por isso mesmo, conhecer sua importância e apoiar projetos de regeneração como esse são medidas importantes para a manutenção de um ecossistema tão valioso. Você conhece algum outro projeto ou iniciativa semelhante? Conta pra gente