Turismo e desenvolvimento sustentável: Quais são as propostas de Bolsonaro e Lula?

Durante toda a campanha eleitoral, muito se falou em economia e em políticas públicas para a educação, saúde, mobilidade e meio ambiente. Apesar de não terem sido muito exploradas pelos candidatos, as propostas relacionadas ao turismo e à sustentabilidade socioambiental também constam nos planos de governo de Jair Bolsonaro e Lula.

A Greenpress foi buscar essas informações e destaca as principais promessas dos dois candidatos à Presidência da República para o mandato de 2023-2026. Vale reforçar que os dados relacionados abaixo foram retirados dos planos de governo que constam no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira!

PROPOSTAS DE LULA (PT)

O Plano de Governo do ex-presidente é dividido em 121 diretrizes que abrangem diferentes eixos, com o objetivo central de promover a reconstrução coletiva do País, organizadas com a contribuição dos nove partidos que formam a Coligação Brasil da Esperança – PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, REDE, SOLIDARIEDADE, AVANTE e AGIR.

O décimo tópico reforça o compromisso com a sustentabilidade social, ambiental, econômica e com o enfrentamento das mudanças climáticas, proteção dasriquezas naturais, produção e consumo sustentável e mudanças no padrão de produção e consumo de alimentos e energia no País. Estão contemplados tanto o fortalecimento da produção pecuária e agrícola comprometidas com a sustentabilidade ambiental e de respeito aos territórios quanto iniciativas para garantir a soberania e a segurança energética do País, com a expansão de fontes limpas e renováveis a preços compatíveis com a realidade brasileira.

O Plano de Governo também prevê o combate ao uso predatório dos recursos naturais e estímulo às atividades econômicas com menor impacto ecológico. A candidatura promete, ainda, apoiar o surgimento de uma economia verde, digital e inclusiva, baseada na conservação, na restauração e no uso dos biomas brasileiros de forma responsável e com fomento à ciência, à tecnologia e à inovação, bem como por meio de investimento em elementos da Economia Criativa que acelerem o uso de inteligência artificial, biotecnologia e nanotecnologia.

Destacada como uma “grande fonte de geração de empregos”, a atividade turística é colocada como protagonista dentro do Plano de Governo que promete retomar investimentos em infraestrutura turística, segurança e qualificação dos trabalhadores e das empresas do segmento, bem como promover os atrativos do País para viajantes domésticos e estrangeiros.

A reativação da indústria turística está atrelada à recriação do Ministério da Cultura com a promessa de geração de renda e aumento na capacidade de consumo. Uma das frentes promete a análise e criação de novas experiências em ecoturismo que valorizem a cultura local, a biodiversidade e o patrimônio histórico também para fomentar o desenvolvimento econômico, social e ambiental em todas as regiões brasileiras.

Veja o Plano de Governo 2023-2026 de Lula na íntegra aqui.

PROPOSTAS DE JAIR BOLSONARO (PL)

Sustentabilidade ambiental é um dos seis eixos do Plano de Governo do atual presidente e candidato à reeleição que promete promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, conciliando a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social. Uma das possibilidades apontadas no documento é o uso de tecnologias já existentes e emergentes – com destaque para a inteligência artificial – para auxiliar na escolha de soluções focadas no uso responsável e sustentável dos recursos naturais.

Em um eventual novo mandato, a promessa é também desenvolver plataformas digitais que tragam transparência para o mercado de serviços ambientais e atuar no mercado de carbono, visando trazer viabilidade econômica a projetos de conservação e recuperação das florestas brasileiras. Ainda nesse eixo, Bolsonaro promete investir na geração de energias renováveis, na redução e mitigação de gases de efeito estufa, produção de biogás, biometano, hidrogênio verde e bioinsumos.

A valorização do patrimônio cultural e natural, o fomento ao turismo interno, a atração de investimentos e a expansão segmentada dos produtos turísticos brasileiros são os principais eixos do Plano de Governo de Jair Bolsonaro para o turismo nos próximos quatro anos. Uma promessa para um eventual novo mandato inclui o atendimento às demandas relacionadas a atividades de turismo ambiental responsável e de etnoturismo, como visitas guiadas aos parques ambientais, comercialização de artesanato e extrativismo sustentável.

O candidato também se compromete no investimento em ações relacionadas à Década da Restauração (2021-2030), programa liderado pela Organização das Nações Unidas, que tem como propósito de prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos e restaurá-los para alcançar os objetivos globais. Os planos incluem redirecionamento de incentivos fiscais para promover a realização de pesquisas sobre restauração em ambientes terrestres e marinhos, construção da capacidade técnica de profissionais de restauração e o monitoramento específico do progresso da restauração.

Veja o Plano de Governo 2023-2026 de Jair Bolsonaro na íntegra aqui.

3 comentários sobre “Turismo e desenvolvimento sustentável: Quais são as propostas de Bolsonaro e Lula?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *