Durante toda a campanha eleitoral, muito se falou em economia e em políticas públicas para a educação, saúde, mobilidade e meio ambiente. Apesar de não terem sido muito exploradas pelos candidatos, as propostas relacionadas ao turismo e à sustentabilidade socioambiental também constam nos planos de governo de Jair Bolsonaro e Lula.
A Greenpress foi buscar essas informações e destaca as principais promessas dos dois candidatos à Presidência da República para o mandato de 2023-2026. Vale reforçar que os dados relacionados abaixo foram retirados dos planos de governo que constam no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira!
PROPOSTAS DE LULA (PT)
O Plano de Governo do ex-presidente é dividido em 121 diretrizes que abrangem diferentes eixos, com o objetivo central de promover a reconstrução coletiva do País, organizadas com a contribuição dos nove partidos que formam a Coligação Brasil da Esperança – PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, REDE, SOLIDARIEDADE, AVANTE e AGIR.
O décimo tópico reforça o compromisso com a sustentabilidade social, ambiental, econômica e com o enfrentamento das mudanças climáticas, proteção dasriquezas naturais, produção e consumo sustentável e mudanças no padrão de produção e consumo de alimentos e energia no País. Estão contemplados tanto o fortalecimento da produção pecuária e agrícola comprometidas com a sustentabilidade ambiental e de respeito aos territórios quanto iniciativas para garantir a soberania e a segurança energética do País, com a expansão de fontes limpas e renováveis a preços compatíveis com a realidade brasileira.
O Plano de Governo também prevê o combate ao uso predatório dos recursos naturais e estímulo às atividades econômicas com menor impacto ecológico. A candidatura promete, ainda, apoiar o surgimento de uma economia verde, digital e inclusiva, baseada na conservação, na restauração e no uso dos biomas brasileiros de forma responsável e com fomento à ciência, à tecnologia e à inovação, bem como por meio de investimento em elementos da Economia Criativa que acelerem o uso de inteligência artificial, biotecnologia e nanotecnologia.
Destacada como uma “grande fonte de geração de empregos”, a atividade turística é colocada como protagonista dentro do Plano de Governo que promete retomar investimentos em infraestrutura turística, segurança e qualificação dos trabalhadores e das empresas do segmento, bem como promover os atrativos do País para viajantes domésticos e estrangeiros.
A reativação da indústria turística está atrelada à recriação do Ministério da Cultura com a promessa de geração de renda e aumento na capacidade de consumo. Uma das frentes promete a análise e criação de novas experiências em ecoturismo que valorizem a cultura local, a biodiversidade e o patrimônio histórico também para fomentar o desenvolvimento econômico, social e ambiental em todas as regiões brasileiras.
Veja o Plano de Governo 2023-2026 de Lula na íntegra aqui.
PROPOSTAS DE JAIR BOLSONARO (PL)
Sustentabilidade ambiental é um dos seis eixos do Plano de Governo do atual presidente e candidato à reeleição que promete promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, conciliando a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social. Uma das possibilidades apontadas no documento é o uso de tecnologias já existentes e emergentes – com destaque para a inteligência artificial – para auxiliar na escolha de soluções focadas no uso responsável e sustentável dos recursos naturais.
Em um eventual novo mandato, a promessa é também desenvolver plataformas digitais que tragam transparência para o mercado de serviços ambientais e atuar no mercado de carbono, visando trazer viabilidade econômica a projetos de conservação e recuperação das florestas brasileiras. Ainda nesse eixo, Bolsonaro promete investir na geração de energias renováveis, na redução e mitigação de gases de efeito estufa, produção de biogás, biometano, hidrogênio verde e bioinsumos.
A valorização do patrimônio cultural e natural, o fomento ao turismo interno, a atração de investimentos e a expansão segmentada dos produtos turísticos brasileiros são os principais eixos do Plano de Governo de Jair Bolsonaro para o turismo nos próximos quatro anos. Uma promessa para um eventual novo mandato inclui o atendimento às demandas relacionadas a atividades de turismo ambiental responsável e de etnoturismo, como visitas guiadas aos parques ambientais, comercialização de artesanato e extrativismo sustentável.
O candidato também se compromete no investimento em ações relacionadas à Década da Restauração (2021-2030), programa liderado pela Organização das Nações Unidas, que tem como propósito de prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos e restaurá-los para alcançar os objetivos globais. Os planos incluem redirecionamento de incentivos fiscais para promover a realização de pesquisas sobre restauração em ambientes terrestres e marinhos, construção da capacidade técnica de profissionais de restauração e o monitoramento específico do progresso da restauração.
Veja o Plano de Governo 2023-2026 de Jair Bolsonaro na íntegra aqui.
3 comentários sobre “Turismo e desenvolvimento sustentável: Quais são as propostas de Bolsonaro e Lula?”
It’s truly very complicated in this full of activity life to
listen news on Television, therefore I only use internet
for that reason, and obtain the latest news.
I used to be able to find good advice from your content.
Itís hard to come by knowledgeable people about this subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks